Skyrunners com mais de quarenta anos vão correr atrás de medalhas no segundo Masters World Champs em Portugal
Ccorredores de 20 países estarão em Portugal para a segunda edição do Masters Skyrunning World Championships, a realizar em Portugal de 13 a 14 de abril de 2024.
Com as disciplinas SKY e SKYULTRA em quatro categorias de idade, os eventos estão abertos. Os três primeiros atletas masculinos e femininos com mais de quarenta anos a cruzar a linha em cada evento levarão para casa títulos mundiais e medalhas, enquanto as equipes oficiais acumularão pontos para o ranking do país. Brasil, Portugal e República Tcheca saíram na frente no primeiro campeonato na Itália, no ano passado.
O campeão mundial do ano passado, o espanhol Pere Aurell, de 40 anos, se juntará a uma longa fila de medalhistas para mais. “Estou muito entusiasmado por correr em Portugal, um novo lugar para mim, e tentar manter o título de campeão do mundo Masters. Será minha primeira corrida importante da temporada competindo contra atletas de alto nível, então isso me deixa muito feliz.”
O SKYULTRA, 55 km de extensão com 3.600m de subida vertical, acontecerá no sábado, 13 de abril, com a Zela Ultra Marathon e, a pedido popular, a disciplina SKY também foi incluída: a Zela SkyRace®, de 37 km de extensão com 2.500m de subida vertical no domingo, 14 de abril.
Outra medalhista de ouro do campeonato do ano passado é Anna Strakova, de 50 anos, representando a República Tcheca. Uma ávida paraquedista, seu currículo conta vitórias das corridas Sierre Zinal e Mount Kinabalu cinco vezes cada. “Eu amo skyrunning, estar perto do céu e forçar meus limites… não importa quantos anos eu tenha. Acho que sou competitiva, mas no skyrunning é a montanha com a qual você tem que competir“, comentou. “Estou ansioso para a Zela SkyRace – como sempre com emoção e respeito. Não tenho conseguido treinar muito nas montanhas, mas faço o que amo e vou dar o meu melhor no dia. Tenho certeza que vai ser uma bela aventura e que minhas pernas vão queimar pra caramba!”
Ao todo, 51 medalhas estão em jogo entre os títulos individuais e o ranking de países, onde competirão equipes de todo o mundo, do Peru à Austrália. Rafael Aquino, presidente da Skyrunning Brasil, um dos membros mais ativos da ISF, comentou: “Temos grandes esperanças com a equipe Masters este ano, além da medalha de ouro do ano passado no ranking por equipes, ficamos bem perto de uma medalha individual com Jasieli Tagliari e Dante Mendes, que estão de volta e mais fortes este ano. Além disso, temos novas entradas de jovens de quarenta anos recentes, Ivania Rambo e Andre Mapa, que têm sido nossos melhores para-quedistas nos últimos três anos. É um Dream Team brasileiro totalizando 18 atletas, os melhores de cada categoria masters, mirando alto, para o céu!”
O japonês Ryuji Yamamoto, de 62 anos, que participou do primeiro Masters Skyrunning World Championships, vai enfrentar a SKY. ©iancorless.comJapão e Portugal também estão enviando grandes equipes. Uma batalha ao longo de dois dias de intensa corrida para esses corredores mais maduros é uma ocasião para testar seu desempenho contra rivais da mesma faixa etária. Os corredores mais velhos, ambos de 65 anos, são Luís Paulo, do país anfitrião, Portugal, nascido em 27 de outubro de 1958, apenas três dias mais velho que o japonês Masanao Uchida.
Comentando a realização destes segundos Campeonatos do Mundo Masters Skyrunning, João Luís Queiroz, Presidente da FCMP, membro da ISF Portugal, afirmou: “É uma honra para a FCMP e Vouzela dar as boas-vindas a todos os atletas e delegações de países, bem como à ISF, para o segundo Campeonato do Mundo Masters Skyrunning. Tenho a certeza de que esta região do centro de Portugal também vai satisfazer o coração dos nossos hóspedes com belas paisagens, gastronomia saborosa e intensa competição.”
Equipes
oficiais Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, República Tcheca, Guatemala, Hungria, Japão, Mongólia, Montenegro, Peru, Portugal, Romênia, Sérvia, Reino Unido, Venezuela.
Curiosidades
Ivania Rambo (BRA): Campeã Sul-Americana SkyUltra 2023
André Mapa (BRA): Campeã Sul-Americana Combinada 2023
Anna Strakova (CZE): Campeã Mundial O48 Masters 2023
Ildiko Wermescher (HUN): Campeão Mundial O56 Masters 2023
Leonardo Diogo (POR): Campeão Mundial O56 Masters 2023
Pere Aurell (ESP): Campeão Mundial O40 Masters 2023
O50
Modalidade Sky
Adriane Cellarius Clasen @cellariusclasen
Antonio Jose Gonçalves @nicogoncalves56
Maria Abadia da Silva @mariaabadia121
José João Rodrigues @josejoaoultra
Modalidade SkyUltra
Dante Mendes Rocha @dantemendesrocha
Rita de Cassia Araujo Fernandes @akassiaa
Ederson Nunes Silva @edersonhomeostase
O45
Modalidade Sky
Elizabete Aparecida Dias do Prado @elizabete_prado
Modalidade SkyUltra
Elen Cristiane Guida Vasconcellos @elen.vasconcellos
José Virginio @virginiojvm
Michel Schrameck @meshl_maria_lagartinho
O40
Alexandre Santiago @s.santiago._
André Luiz Mapa @andre_artista
Elizete Aparecida Mol Tavares @elizetemol
Ivania Rambo @ivaniarambo
Modalidade SkyUltra
César Henrique Goldner Picinin @cpicinin
Jasieli Tagliari Dalla Rosa @jasielidallarosa
Sabrina Erbisti de Freitas @seteamrun