A KTR – Campos do Jordão, evento que acontece desde 2015 sempre entregando grandes espetáculos com disputas em todas as distâncias, sendo a principal a maratona considerada uma das mais duras do Brasil. Inclusive, diversos atletas de ponta nasceram ali, naquelas trilhas em alguma edição.
Este ano ela ganhou a distância de 80km, um passo a mais não só para o evento, mas para o cenário nacional todo que carece de provas de alto nível de trilhas e organização.
Hoje tivemos algumas mudanças que são significativas, as largadas dos 80km e da agora não mais maratona, mas uma prova de 50km largaram de dentro da cidade, o que dá mais intimidade com a acolhedora e belíssima cidade de Campos do Jordão e facilita também a logística de tantos atletas, por mais que esta mesma prova tenha no Pico Itapeva a largada mais bonita do Brasil, sem discussão, todos podem disfrutar dessa paisagem na chegada da prova.
Estivemos por lá cobrindo o evento e pudemos acompanhar o grande espetáculo que foi, desde a largada na noite de sexta-feira dos 80km como das outras distâncias, tudo muito bem sinalizado e com pontos de abastecimento suficientes dentro de uma prova de semi autossuficiência, como foi o relatado por diversos atletas que participaram de alguma delas.
Um dos pontos de destaque é o nível técnico, segundo os primeiros colocados dos 80km, as descidas eram insanas com altíssimo nível técnico e com disputas até o fim, tendo Jiuliano de Souza como campeão, posição que ele conquistou após 70km, segundo o próprio, ele reservou energia para o final e deu certo, acelerou, tomou a ponta e seguiu firme pra seu bi-campeonato na KTR, (campeão 80km Ilhabela).
No feminino tivemos a oportunidade de ver a incansável, Diana Bellon cruzando a linha de chegada em primeiro lugar feminino e sexta no geral.
Não foi somente nos 80km que tivemos disputas belíssimas, todas outras distâncias tivemos ótimos desempenhos, nos 50km o campeão foi Alexandre Gonçalves e a campeã foi Juliana Garcia, nos 27km o campeão foi o fortíssimo atleta, Douglas Gouveia, atleta da seleção brasileira de sky Snow e no feminino a atleta Marisa Santos foi a mais rápida no duro percurso que já teve sua largada e chegada na arena do Pico do Itapeva.
Nas distâncias menores 12km e 7km o sangue ferveu, literalmente, não tinha ninguém que chegasse sem ser com aquela expressão de “full gas” e um sorriso de todo tamanho. Assim Gabriela Letícia foi a campeã dos 12km enquanto no lado dos meninos, o melhor foi Gilberto Rodrigues. Nos 7km pudemos ver algo pouco visto, a multicampeã, Letícia Saltori, correndo e vencendo mais uma vez, sempre um prazer ver essa gigante correndo, no lado dos marmanjos o mais veloz foi o experiente atleta de Monteiro Lobato, Hamilton Miragaia.