Patrícia Andrade e Andre Mapa são coroados os melhores da temporada 2024 em Forno Grande
|
|
A segunda edição do Skyrunner® Brazil Series foi patrocinada por Aquino Mão e Microcirurgia e viajou por sete Estados brasileiros em onze etapas e um total de 20 corridas, foi a temporada mais marcante do skyrunning no Brasil até o momento.
Patrícia Andrade, de Goiás, debutou no skyrunning apenas em 2024 e já conquistou resultados expressivos nas corridas mais competitivas da série, ela foi invicta nas quatro corridas que participou, incluindo a Grande Final na Insanity Mountain Forno Grande SkyRace® com o tempo de 04:58:39.
Graças às suas performances ela encontra-se atualmente na 41ª colocação do Ranking ISF de 365 dias, sendo a melhor brasileira rankeada no mundo do skyrunning.
“Estou muito feliz pelo meu resultado na prova e no circuito skyrunner. Essa foi a etapa do circuito mais difícil pra mim, pois a sensação antes da largada era de que não estivesse 100% preparada para competir e fazer força e logo na largada senti as atletas puxando um ritmo bastante forte. Então eu me deixei levar pela sensação de estar correndo na trilha, na montanha, e acho que minha energia subiu quando me senti de fato conectada com o lugar. E senti que a corrida veio mais leve. Gostei muito do percurso e das paisagens, muito bonitas! Foi sensacional participar do circuito esse ano e chegar até a final disputando!” comentou Patrícia.
De fevereiro a outubro de 2024 estivemos presentes nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul nas montanhas mais altas e icônicas do país, em competições alucinantes, mostrando ao mundo o pioneirismo do Brasil com o skyrunning nas Américas.
O objetivo do circuito foi estabelecer quem é o melhor Skyrunner do Brasil da temporada 2024 — um Skyrunner capaz de enfrentar qualquer montanha do país com tecnicidade, velocidade e intensidade. No masculino, o mineiro Andre Mapa conquistou pela segunda vez o título de melhor skyrunner da temporada com três vitórias em três corridas disputadas na série, foi a grande virada nas pontuações do ranking.
Ele venceu o VK na sexta e a SKY no sábado com o tempo de 04:08:39, conferindo a ele o total de 350 pontos.
Ele é um dos brasileiros com mais títulos no skyrunning: campeão 2023 Skyrunner® Brazil Series, campeão 2024 Skyrunner® Brazil Series, medalha de prata brasileiro Vertical 2023, título de campeão brasileiro Sky 2023, título de campeão brasileiro Vertical 2024, título de campeão brasileiro Sky 2024, título de campeão brasileiro Combinado 2024, título de campeão brasileiro Master O40 2024, medalha de bronze sul-americano Vertical 2023, medalha de prata sul-americano Vertical 2023, título de campeão sul-americano Combinado 2023.
“Mais uma vez tive o privilégio de disputar uma prova da Insanity Mountain. A Grande Final do circuito SKY, 37km com um percurso novo e estruturado para a ocasião. Diferente dos anos anteriores, alguns trechos eram os mesmos do ano anterior e outros estavam invertidos, deixando a prova mais rápida e competitiva. Feliz em completar a prova com o recorde. Campeão e bicampeão do circuito Sky! Muito feliz por tudo que eu vivi no final de semana aqui no Forno Grande. Muito boa a ideia do evento!” disse Andre.
O evento aconteceu aos moldes do SkyMasters do SWS, a Grande Final do Skyrunner® World Series, que já foi sediada na Limone Xtreme 2019 e 2023, na Gorbea Suzien em 2022, e em 2024 na Marató dels Dements. O formato consiste em uma única corrida, todos contra todos na SkyRace®.
Antes da final, na sexta-feira, 11 de outubro, aconteceu a penúltima corrida SBS 2024, o VK de Forno Grande. Porém, devido ao mau tempo, não foi possível realizar o cume do Forno Grande a 2.039 metros de altitude, sendo necessário realizar a competição no percurso plano B, com aproximadamente 4 km de distância e 500m+ de subida vertical, com chegada no Mirante da Pedra Azul.
A disputa foi acirradíssima com os atletas mais velozes do país na linha de partida, a hegemonia se manteve com Andre Mapa concluindo o percurso com o tempo de 00:26:08. Em segundo, chegou o novo talento no Vertical, o paulista Lucas Molina, com o tempo 00:27:03, ele também foi vice-campeão da Jaraguá Vertical em abril.
A terceira colocação ficou com o atleta da seleção brasileira juvenil Bruno Bulle, um dos atletas revelação do skyrunning, com o tempo de 00:28:19. Bruno foi o único atleta juvenil a figurar no TOP 10 do ranking geral do circuito, ficando com a 7ª colocação geral do circuito, revelando seu grande talento.
No feminino, a campeã foi a catarinense Juliana Stolarski, em sua estreia na disciplina Vertical, com o tempo de 00:36:38. A segunda colocada foi Luiza Tostes com 00:39:27, e em terceira a baiana Cassia Rodrigues com o tempo de 00:40:33.
Juliana venceu na sexta-feira e chegou em segunda na SKY, com o tempo de 05:12:07. Seu somatório de pontos a tornou vice-campeã do Skyrunner® Brazil Series.
“Foi uma prova sensacional, com um percurso desafiador e maravilhoso ao mesmo tempo. Passei alguns perrengues, mas faz parte do jogo. Acho que é o que nos impulsiona a estar sempre nos desafiando”, comentou Juliana.
Em terceira colocada chegou Marnie Fortes do Rio de Janeiro com o tempo de 05:22:53, e as três mulheres mais rápidas da Grande Final SKY foram também as três melhores do Ranking Geral Skyrunner® Brazil Series 2024. Sem dúvidas foi uma final bastante competitiva, que revelou três nova estrelas do cenário nacional.
“Disputar a final foi uma sensação muito boa de estar entre as mulheres fortes e competitivas. Muito bom ver o trail crescendo, principalmente entre o público feminino! Outra questão também excelente foi a premiação que incentiva o atleta, movimenta e divulga o esporte! As provas de SKY foram de um nível técnico incrível e com visuais de tirar o fôlego! Amei participar do circuito! Bora para 2025!” disse Marnie.
O que era bom ficou ainda melhor com o novo percurso da Grande Final do Skyrunner® Brazil Series 2024 e anúncio da premiação em dinheiro de R$ 33.000,00 da Insanity Mountain Forno Grande, distribuídos igualmente entre homens e mulheres.
No masculino, o segundo e terceiro colocado geral da SKY foram o mineiro Maicon Teixeira e o paranaense Alan Lima, que chegaram praticamente juntos, com os tempos de 04:13:28 e 04:13:30, respectivamente.
“Sem dúvidas foi uma experiência incrível, principalmente por estar competindo juntamente com grandes atletas do trail. Isso nos motiva a treinar cada vez mais para alcançar conquistas ainda maiores” comentou Maicon.
A Insanity Mountain é especialista em trazer percursos desafiadores de puro skyrunning, o sarrafo foi alto para coroar os grandes campeões da temporada 2024, uma Grande Final nunca vista antes, com confronto direto dos melhores do país.
O Ranking Geral SBS 2024 masculino se finalizou com Andre Mapa em primeiro, Maicon Teixeira em segundo e o atleta da seleção brasileira master Michel Schrameck ficou em terceiro geral.
O atleta franco-brasileiro Michel ainda possui um último desafio para concluir sua temporada brilhante, ele estará presente no SkyMasters 2024 no dia 16 de novembro na Espanha, representando o Brasil no Skyrunner® World Series
Forno Grande é um lugar especial demais para skyrunning nacional, tendo sediado as finais do antigo Circuito Nacional de Skyrunning 2022 e 2023, além de ter sido Seletiva para o Mundial Master 2024. Em 2025, um novo lançamento da Skyrunning Brazil acontecerá lá, o Campeonato Capixaba de Skyrunning, aguarde mais informações.
Visite o novo Site Oficial do Skyrunner® Brazil Series, acompanhe o ranking atualizado e descubra tudo sobre suas corridas favoritas e novo circuito 2025!