Merlo Ultra Trail, postulada para ser sede do Campeonato Mundial de Trail e Montanha em 2027
O Campeonato Mundial de Trail Running e Montanha pode retornar à Argentina na edição de 2027, com a candidatura de Merlo Ultra Trail como sede.
No último dia 30 de setembro, o Município de Villa de Merlo, com o aval da Confederação Argentina de Atletismo (CADA), apresentou formalmente a manifestação de interesse para organizar a competição à World Athletics.
Atualmente, com a organização da Mountain Race Logística, estão sendo realizados esforços conjuntos para cuidar de todos os detalhes e garantir um evento de alto nível, seguindo o sucesso da organização do Campeonato Sul-Americano realizado em novembro passado.
Próximos passos
Agora, após manifestar a intenção de ser sede e com o encerramento do período de candidaturas, será necessário apresentar formalmente a proposta de acordo com as diretrizes estabelecidas pela World Athletics. Em seguida, inicia-se o processo de avaliação por parte das autoridades internacionais, que inclui inspeções nos circuitos e na infraestrutura turística de Villa de Merlo, para escolher a melhor opção e determinar a próxima sede do mundial.
Quando será anunciada a decisão?
A escolha da sede para o Campeonato Mundial de Trail Running e Montanha será divulgada pela World Athletics após o dia 31 de julho.
Enquanto aguarda um resultado positivo, o Município de Villa de Merlo busca posicionar a província de San Luis no topo do calendário do trail running, com a organização do evento internacional mais importante da modalidade.
Se a candidatura for bem-sucedida, será um marco inédito em toda a América, pois será o primeiro Campeonato Mundial de Trail e Montanha sob o formato da World Athletics.
Além disso, será a primeira vez na história que a Argentina sediará um Campeonato Mundial impulsionado pela World Athletics, representando um feito histórico para o esporte no país.