Calendário Skyrunning Brazil Series 2025
Um total de 23 corridas regulamentadas de skyrunning estão registradas no Brasil no ano vigente
Foi dada a largada! Um total de 23 corridas estão registradas e regulamentadas pela Skyrunning Brazil em 2025, destas, 10 corridas fazem parte do prestigiado circuito Skyrunner® Brazil Series 2025, 14 corridas são abertas e dedicadas ao público juvenil, o que evidencia os esforços com o desenvolvimento da base do esporte. As corridas registradas também sediarão quatro campeonatos nacionais e sete estaduais.
Oito corridas estão localizadas no Nordeste, todas na Bahia, enquanto 14 corridas se localizam no Sudeste no Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, apenas uma corrida situa-se na Região Sul, em Santa Catarina.
A regulamentação de um esporte é importante para garantir a justiça, a segurança e a transparência. Ela também pode ajudar a combater a manipulação de resultados, além de promover o respeito às regras e ao árbitro.
Atualmente, seis organizações estão comprometidas com o desenvolvimento do skyrunning no Brasil e já registraram seus percursos e eventos para a temporada 2025 junto ao Comitê de Arbitragem e Regras (CAR) da Skyrunning Brazil, são elas: Base Vertical, Insanity Mountain, Jaraguá Sky, Itapetitrail, Evolution e Terras Altas Trail Run.
Comitê de Regras e Arbitragem
O CAR tem como funções:
- Compilar o calendário;
- Estabelecer e atualizar regras;
- Preparar candidaturas de eventos;
- Relações com organizadores e aplicação de regras;
- Coordenar as nomeações dos juízes da competição e as decisões do júri;
- Organizar cursos nacionais de arbitragem;
- Detalhar as regras específicas de cada Campeonato e Circuito;
- Detalhar os requisitos que os organizadores da corrida devem seguir.
O CAR é composto Fernando Henrique Felipe como Presidente, Luiz Fernando Martins Martin como Vice-Presidente, Rodrigo Ferreira como Secretário e Rafael Aquino Leal como futuro Presidente da Confederação Brasileira de Skyrunning (CBSky).
De extrema importância social, seja na geração de oportunidades, seja no entretenimento, o esporte movimenta investimentos e requer regulamentação. Dentro desse contexto, é fundamental que pessoas capacitadas atuem, primeiramente, protegendo o cumprimento das leis, mas também o interesse de indivíduos e instituições.
A regulamentação do skyrunning visa trazer vários benefícios, como:
- Segurança jurídica: evita que empresas não confiáveis e antiéticas atuem no setor;
- Arrecadação: o governo pode cobrar impostos sobre as operações;
- Geração de empregos: a consolidação do setor pode abrir novas vagas de trabalho, com devida profissionalização da carreira do atleta e demais profissões envolvidas;
- Transparência: evita a manipulação de resultados e apostas;
- Reconhecimento oficial: pode ajudar a aumentar a visibilidade e a aceitação do esporte.
Marcas registradas do skyrunning
O uso das marcas registradas do skyrunning (Skyrace®, Skymarathon® e Vertical Kilometer®) deve estar de acordo com a ISF e seu Membro Nacional no Brasil. A corrida deve estar incluída no Calendário Nacional do Membro e ter o Selo de Percurso Certificado pela ISF.
O uso indevido de marca registrada é uma prática ilegal e antiética que pode causar confusão ou associação indevida da Skyrunning Brazil com organizações não confiáveis.
Dessa forma, solicitamos que organizadores de corrida que já sediaram eventos de skyrunning em 2024 e desejam manter seu status em 2025 registrem-se obrigatoriamente até o prazo máximo de 14 de fevereiro de 2025 no formulário online abaixo.
A partir desta data, organizadores que não desejarem mais utilizar tais marcas registradas devem obrigatoriamente remover as marcas de seu website, divulgações, mídias e rede social. O não cumprimento poderá acarretar em multa, suspensão temporária ou permanente da organização, a mesma podendo ser banida do esporte de forma definitiva.
Novos organizadores e novos percursos devem registrar-se com prazo máximo de até 2 meses antes da data do seu evento, para podermos ter tempo hábil para montar a equipe de vistoria de percurso e arbitragem.
https://forms.gle/oBFwHc86jLnD8VoF7
Base Vertical Ibicoara
O evento alterou a data do seu evento para os dias 26 e 27 de julho de 2025 para não coincidir com as datas do Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning que acontecerá em L’Aquila, Itália, de 1 a 3 de agosto de 2025.
Sendo assim, o Campeonato Brasileiro de Skyspeed 2025 (CBSS) acontecerá na Base Ibicoara Skyspeed no sábado de 26 de julho e a Grande Final do Skyrunner® Brazil Series 2025 acontecerá no domingo de 27 de julho, na Bahia, Chapada Diamantina.
Campeonato Capixaba de Skyrunning
O Campeonato Capixaba concluirá a temporada 2025 com chave de ouro na Insanity Mountain Forno Grande celebrando o título combinado estadual VERTICAL e SKY com seis medalhas de ouro, prata e bronze.
Os eventos começarão na sexta-feira, 10 de outubro, com o Insanity Mountain Forno Grande Vertical Kilometer® — 5 km de extensão com 1.002 m de subida vertical, alcançando o topo do Forno Grande, a 2.039 metros de altitude, é o VK mais técnico das Américas.
No sábado, 11 de outubro, o CES se concluirá com a SKY mais técnica do Brasil, a lendária Insanity Mountain Forno Grande SkyRace® — 37 km de extensão com 2.800 m de subida vertical.
Rafael Aquino Leal, presidente da Skyrunning Brazil, comentou: “O lançamento do CES no Espírito Santo é muito especial para nós e visa destacar o mito, a tradição e a lenda dos percursos Insanity Mountain, uma organização especialista em criar desafios de puro skyrunning, e que já sancionou tantos outros eventos icônicos nacionais e internacionais, como o Campeonato Sul-Americano, Campeonato VK OPEN, Campeonato Brasileiro e Skyrunner® Brazil Series, sendo modelo de excelência para futuros eventos de skyrunning no Brasil.”