Camille Herron perde seu patrocinador principal após polêmica da Wikipédia
A marca canadense Lululemon encerrou a sua parceria com a ultramaratonista norte-americana Camille Herron, depois que ela e o seu marido/treinador terem sido implicados em um escândalo da Wikipédia. Tal como já divulgámos, o casal alterou a sua página da Wilkipédia com dados a seu favor, enquanto alterava desfavoravelmente as páginas de outros ultramaratonistas como Courtney Dauwalter e Kilian Jornet.
O casal estava editando desde fevereiro deste ano sob o nome do usuário “Rundbowie”, depois da sua conta anterior na Wikipédia, “Temporun73”, ter sido temporariamente suspensa por violar as políticas de conflito de interesses da plataforma, devido a edições feitas na página de Camille Herron. Poucas horas depois de Temporun73 ter sido suspensa, uma nova conta, “Rundbowie”, foi criada e retomou a edição da página de Camille Herron e de outros atletas.
Ambas as contas, Temporun73 e Rundbowie, foram “bloqueadas indefinidamente” pelos administradores da Wikipédia, por sockpuppetry – uso indevido de múltiplas contas para enganar outros editores.
Camille Herron assinou com a Lululemon em fevereiro de 2023, tornando-se a primeira embaixadora ultramaratonista da marca. Em março de 2024, ela estabeleceu 12 recordes de ultramaratona no evento FURTHER organizado pela Lululemon, incluindo o recorde feminino de 6 dias com 901,76 km.
“Decidimos terminar nosso relacionamento com Camille”
A Lululemon divulgou um comunicado à Canadian Running na quinta-feira: “Estamos comprometidos em defender a competição igualitária no esporte para todos e colaborar intencionalmente com embaixadores que incorporam esses mesmos valores. Após cuidadosa consideração e conversa, decidimos encerrar nossa colaboração com Camille. Queremos reconhecer as conquistas de Camille durante nossa colaboração e desejar a ela o melhor em seus projetos futuros.”