
Judith Wyder e Henri Aymonod vencem o KV “El Gigante”, prova de abertura da Transgrancanaria 2025
A edição 2025 da Transgrancanaria teve início no Vale de Agaete com a tradicional prova de quilômetro vertical “El Gigante”. Essa corrida explosiva é uma oportunidade única para os atletas se familiarizarem com a desafiadora geografia da ilha.
Com um percurso de 5,5 km e 1.140 metros de desnível positivo, a prova teve sua linha de chegada no maciço de Tamadaba e reuniu quase 200 corredores. As largadas ocorreram de forma escalonada a partir das 15h30 (horário local), com os atletas mais rápidos partindo por último, proporcionando um emocionante desfecho da competição.
Judith Wyder bate recorde
A suíça Judith Wyder dominou a prova e cruzou a linha de chegada com o tempo de 45 minutos e 27 segundos, estabelecendo um novo recorde. Ela superou a espanhola Naiara Irigoyen, que completou a corrida em 47 minutos e 12 segundos, garantindo um valioso segundo lugar em sua estreia na ilha. Jennifer Lichter, vencedora da maratona da Transgrancanaria no ano anterior, fechou o pódio com o tempo de 47 minutos e 37 segundos.
Aymonod conquista sua segunda vitória
O italiano Henri Aymonod confirmou seu favoritismo e brilhou novamente na prova, vencendo pelo segundo ano consecutivo. Ele completou o percurso em 39 minutos e 22 segundos, demonstrando sua consistência, já que em 2024 havia concluído a prova em 39 minutos e 19 segundos.
O segundo lugar ficou com o espanhol Alain Santamaría, que fez um tempo de 39 minutos e 35 segundos. Já o terceiro colocado foi Yoel de Paz, corredor nascido em La Palma, que cruzou a linha de chegada com 41 minutos e 35 segundos.
A Transgrancanaria 2025 começou com grandes performances e promete mais emoções ao longo do evento.