Recentemente, a inscrição de Kilian no Chianti Ultra Trail, uma corrida do circuito UTMB na Itália, já levantava suspeitas sobre seus planos para o próximo ano. Agora, sabemos que sua participação no evento tem um objetivo claro: conquistar um dos cobiçados Golden Tickets, concedidos aos dois primeiros colocados na prova, garantindo assim sua entrada na Western States.
O Chianti Ultra Trail acontece de 20 a 23 de março, mas a presença de Kilian também dependerá de um fator importante: a chegada de seu terceiro filho com sua parceira, a atleta Emelie Forsberg. “Embora eu tenha planos para a próxima primavera, tudo vai depender de como as coisas se desenrolam. Me inscrevi no Chianti porque nunca participei dessa prova, e é uma região muito bonita, mas admito que não é meu principal objetivo na temporada. Quero estar na Western States”, revelou Jornet, atleta da NNormal.
Kilian tem um histórico na Western States 100. Ele competiu na Califórnia em 2010, conquistando o terceiro lugar em uma edição marcada pelo calor intenso. No ano seguinte, aos 23 anos, venceu a prova com o tempo de 15 horas e 24 minutos, tornando-se o primeiro atleta não americano a liderar a lista de vencedores dessa ultramaratona.
Agora, aos 37 anos, Jornet seleciona seus desafios com cuidado, após uma carreira lendária que inclui conquistas em eventos como Zegama e Sierre Zinal – ambas vencidas novamente em 2024. Seu retorno à ultradistância no próximo ano marca mais um capítulo significativo em sua trajetória.
A Western States 100 está marcada para 28 de junho de 2025, em Auburn, Califórnia. O percurso atravessa as montanhas de Sierra Nevada, oferecendo um trajeto com poucas inclinações, onde a velocidade é um diferencial. Para conquistar um lugar na prova, os atletas precisam obter um Golden Ticket ou contar com a sorte no sorteio geral. A inscrição de Kilian no Chianti Ultra Trail, portanto, faz mais sentido do que nunca.