Portugal, Brasil e Japão conquistam a SKY e lideram o ranking por país no Skyrunning Masters World Championships.
Na segunda edição do Campeonato Mundial Masters de Skyrunning, o país anfitrião, Portugal, liderou o quadro de medalhas, seguido pela Hungria e pelo Brasil.
A pequena cidade de Vouzela, no centro de Portugal, acolheu as duas provas Masters – a disciplina SKY de hoje, a Zela SkyRace®, com 37 km de extensão e uma subida vertical difícil e técnica de 2.500 m, e a SKYULTRA de ontem – a Zela Ultra Marathon, com 55 km de extensão com 3.600 m de pura subida em skyrunning.
No geral, vinte países participaram, lutando pelos títulos mundiais e pelas 51 medalhas em jogo em quatro categorias de idade. Os três primeiros atletas masculinos e femininos com mais de quarenta anos a cruzar a linha em cada prova levaram para casa títulos e medalhas mundiais, enquanto as Seleções Oficiais acumularam pontos para o ranking de países onde Portugal, Brasil e Japão ficaram em primeiro lugar.
Portugal garantiu 15 medalhas merecidas nas duas provas. João Luis Queiroz, Presidente do membro da ISF Portugal, FCMP, comentou: “Agradeço a presença de todos – os atletas e seleções nacionais, a organização local pela organização do evento com o apoio especial do Município de Vouzela e, claro, da ISF pela atribuição do Campeonato Masters à Zela Ultra Maratona. A seleção portuguesa teve uma oportunidade especial ao participar com uma grande equipe, por isso foi uma grande oportunidade de ganhar lindas medalhas.”
O japonês Ryuji Yamamoto,que hoje terminou entre os dez primeiros na categoria O55, afirmou: “No ano passado chegamos tão perto da medalha de bronze, mas este ano conseguimos de verdade! O notável é que todos os nove corredores que compareceram ao evento terminaram a prova, mesmo que o terreno seja muito técnico. Estamos muito orgulhosos não só pela medalha, mas porque comprovamos o alto nível dos atletas japoneses.” Seu companheiro de equipe, Masanao Uchida, foi o competidor mais velho, aos 65 anos, a concluir a prova.
Entre as principais atletas concorrentes, Anna Strakova, de 50 anos, da República Tcheca, levou para casa mais uma medalha de ouro na categoria O50. “Estou muito feliz por conquistar minha segunda medalha no Masters. Foi totalmente diferente do ano passado, mas adoro fazer corridas diferentes. Aqui em Portugal tinha muita pedra, muito calor, rio para atravessar, lama… Foi difícil, mas gostei!” Ainda aos 50 anos, com duas medalhas de ouro, ela ainda tem quatro anos para chegar à categoria O55. “Tudo depende da minha saúde, mas até que eu possa, farei!” ela concluiu.
O Brasil mostrou ao mundo que é uma superpotência no Masters, conquistando seis medalhas indivduais inéditas, uma de ouro, uma de prata e mais quatro de bronze. O bicampeonato mundial Masters não veio em 2024 e foi difícil vencer Portugal em casa, mas a alegria de conquistar a prata foi celebrada com muita emoção.
O técnico Ramiro Kramer comentou: “É uma emoção muito grande e a realização de um sonho conquistar um pódio em uma campeonato mundial, sendo vice-campeões. Para mim, foi uma honra poder subir no pódio representando nossa seleção nacional ao lado da fortes equipes de Japão e da anfitriã Portugal.”
A quarta medalha do Brasil hoje veio com a gaúcha Ivania Rambo, ao conquistar o bronze na O40: “Quando tem a bandeira do Brasil em jogo a gente tira forças até de onde não tem, eu estava bem atrás das meninas, não estava conseguindo desenvolver da forma que eu queira e apenas nos últimos 3 km que eu consegui buscar a medalha de bronze. Queria ter performado melhor, mas não foi dessa vez, quem sabe na próxima eu conquisto um ouro para o Brasil.”
A grande estrela brasileira do campeonato foi a catarinense Adriane Cellarius, que conquistou a primeira medalha de ouro individual do Brasil da história. É apenas o primeiro ano da atleta na categoria O55, e esperamos que a atleta continue inspirando a nação por muitos anos a frente. Adriane é oficialmente a primeira brasileira Campeã Mundial Master de Skyrunning.
“Quero compartilhar com todos brasileiros, amigos e familiares a imensa alegria em conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil, foram meses de dedicação! Prova extremamente técnica, fiz muita força e orei muito pedindo a Deus para me carregar nos momentos de baixa. Obrigado a todos pela torcida, ainda estou sem acreditar!” — comentou Adriane. “A mensagem do meu neto Davi de 4 anos fez toda diferença – Vó, corre mais que o Flash, vocé é a mulher maravilha!”
Completando o quadro de medalhas individuais do Brasil, a mineira Maria Abadia conquistou o bronze na O55. “Não foi fácil, passei por vários desafios na montanha hoje, pensei até em desistir em algum momento, mas algo dentro de mim falou que eu iria conseguir. Só tenho a agradecer a todos por esse momento maravilhoso que estou vivendo na minha vida!” — comentou Maria.
Seleções oficiais
Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, República Tcheca, Guatemala, Hungria, Japão, Mongólia, Montenegro, Peru, Portugal,Romênia, Sérvia, Reino Unido, Venezuela.
Envelhecer, mas sempre em busca do céu, é uma ótima maneira de ganhar também uma medalha –para você e para o seu país. Fique atento ao Campeonato Masters de 2025, onde outra chuva de medalhas estará em disputa.
Os eventos do Masters Skyrunning World Championships foram supervisionados por árbitros internacionais e nacionais
Resultados completos do Brasil
Brasil — WMC Ranking de Times Oficiais 2024
Adriane Cellarius Clasen (SC) 1ª O55
Jasieli Tagliari Dalla Rosa (RS) 2ª O40
Ivania Rambo (RS) 3ª O40
Maria Abadia da Silva (MG) 3º O55
César Henrique Goldner Picinin (MG) 3º O40
Rita de Cassia Araujo Fernandes (BA) 3ª O55
Elizabete Aparecida Dias do Prado (MG) 4ª O45
Antonio Jose Gonçalves (MG) 4º O55
Sabrina Erbisti de Freitas (RJ) 4ª O40
Michel Schrameck (MG) 4º O45
José João Rodrigues (BA) 5º O50
Ederson Nunes Silva (MG) 5º O50
Elizete Aparecida Mol Tavares (MG) 6ª O40
Alexandre Santiago (SP) 7º O40
José Virginio (SP) 7º O45
Elen Cristiane Guida Vasconcellos (RJ) 7ª O45
André Luiz Mapa (MG) DNF O40
Dante Mendes Rocha (MG) DNF O55
Masters Skyrunning World Championships SKY
Contagem de medalhas individuais
Masculino O40
Ouro – Carlos Cipres(ESP)
Prata – Francisco Pastor (ESP)
Bronze – Luca Arrigoni (ITA)
Feminino O40
Ouro – Erzsebet Prokopp (HUN)
Prata – Ana Sousa (POR)
Bronze – Ivania Rambo (BRA)
Masculino O45
Ouro – Américo Caldeira (POR)
Prata – Ivan Tejero (ESP)
Bronze – Nuno Serrada (POR)
Feminino O45
Ouro – Cristina Ramirez (ESP)
Prata – Paula Barbosa (POR)
Bronze – Olivia Sousa (POR)
Masculino O50
Ouro – Elio Aveiro(POR)
Prata – Francisco Bombarely (ESP)
Bronze – Marcolino Verissimo (POR)
Feminino O50
Ouro – Anna Strakova (CZE)
Prata – Angelika Eckl (ITA)
Bronze – Ana Nascimento (POR)
Masculino O55
Ouro – Markus Stock(AUT)
Prata – Petre Dragomir (ROU)
Bronze – Americo Pereira (POR)
Feminino O55
Ouro – Adriane Clasen (BRA)
Prata – Cidalia Martins (POR)
Bronze – Maria Silva (BRA)
http://Resultados Zela SkyRace®
RAMIRO KRAMER
- Treinador/técnico da UPFITRAIL Assessoria Esportiva.
- Gestor do Projeto Under 25 (projeto de formação e performance para atletas até 25 anos)
- Personal trainer Studio ACW – Florianópolis/SC; UPFITRAIL – São Paulo/SP.
- Bacharel em Educação Física (UCS/RS)
- Especialização em treinamento de Corrida de Rua, Trail Running e Skyrunning.
- Especialização em treinamento de força para corredores (Rua, Trail e Sky)
- Técnico Campeão da Taça de Clubes do Campeonato Brasileiro de Skyrunning 2024.
CAMPEONATOS ISF
Apresentando os eventos…
Desde as primeiras corridas extremas em 1992, o primeiro Campeonato Mundial em 1998 e a introdução da Skyrunner® World Series em 2004, o skyrunning cresceu e se tornou um esporte de renome mundial governado pela Federação Internacional de Skyrunning desde 2008. Mais recentemente, Campeonatos Mundiais SkySnow e Master foram introduzidos. O esporte é praticado em mais de 65 nações e conta com adeptos de 126 países.
2024 Masters Skyrunning World Championships
O segundo Campeonato Mundial Master de Skyrunning, dedicado a atletas com mais de quarenta anos, acontecerá em Portugal, na Zela Ultra Marathon, de 13 a 14 de abril de 2024, apresentando duas modalidades: SKY e SKYULTRA. Quatro categorias, Acima de 40 (40 a 44 anos), Acima de 45 (45 a 49 anos), Acima de 50 (50 a 54 anos) e Acima de 56 (56 ou mais anos) disputarão as 54 medalhas em jogo e títulos individuais.
Time Brasil Oficial: Ivania Rambo, Elizete Tavares, Jasieli Tagliari, Sabrina Erbisti, Andre Mapa, Alexandre Santiago, César Picinin, José Virginio, Elizabete Prado, Elen Vasconcellos, Michel Schrameck, José Rodrigues, Ederson Nunes, Maria Abadia, Adirane Cellarius, Rita de Cassia, Antonio Gonçalves e Dante Mendes.
2024 Youth Skyrunning World Championships
O Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning anual foi introduzido em 2016. A oitava edição acontecerá em Bar, Montenegro, de 28 a 30 de junho de 2024. Quatro categorias, Juvenil A (15-16), Juvenil B (17-18), Juvenil C (19-20) e Sub23 (21-23) vão disputar as 75 medalhas em jogo e títulos individuais e combinados.
Time Brasil Oficial: Elis João, Raphaela Falcão, Matheus Lamego, Kauã Pires, Micaela Thordsmidt, João Muniz, Pedro Teles, Jhemes Costa Jr, Brendom Lucas, Mariana Santos, Alice Almeida, Renan Pontoal, Beatriz Warken, Thais Alves, Bruno Bulle, Ruan Schroeder, Thacyan Pelegrini, Iago Ferreira.
2024 Skyrunning World Championships
O Campeonato Mundial de Skyrunning de 2024 com as disciplinas VERTICAL, SKY e SKYULTRA será realizado de 6 a 8 de setembro de 2024 em Soria, Espanha. Estão em jogo títulos mundiais e 27 medalhas individuais e para equipes oficiais, juntamente com um título combinado baseado nos melhores resultados das provas VERTICAL e SKY.
Time Brasil Oficial: Andre Mapa, Leandro Gomes, Clara Hillmann, Linabel Araujo, Rafael Moreira, Karina Generoso, Elizete Mol, Sandro Arcanjo, Wellington Noronha, Wilton Nascimento, Thiago Ferreira, Ivania Rambo, Jasieli Tagliari, Izabela Germano.
2025 National Championships
A terceira edição do Campeonato Brasileiro de Skyrunning de acontecerá em 24 e 25 de janeiro de 2025 em Catolés, Bahia, na Base Vertical com as disciplinas VERTICAL, SKY e SKYULTRA, quatro categorias juvenil no VERTICAL e SKY, quatro categorias master na SKY e SKYULTRA, nova categoria master VERTICAL GERAL. Estão em jogo títulos nacionais e 105 medalhas títulos individuais, combinados e de clubes oficiais.
Patrocinador Principal
Parceiros
Realização
Mídias parceiras
Copyright (C) 2024 Skyrunning Brazil. Todos os direitos reservados.
Você está recebendo esse e-mail por estar na lista de e-mails.Quer mudar como você recebe esses e-mails?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a assinatura