Prévia Mundial Juvenil de Skyrunning 2024
O Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning de 2024 terá atletas com idades entre 15 e 23 anos competirem nas montanhas de Bar, Montenegro, de 28 a 30 de junho.
Lançado em 2016 para apresentar o skyrunning a jovens atletas e abrir caminho para o seu futuro, o crescimento exponencial nos últimos anos viu o Campeonato Mundial Júnior de Skyrunning se tornar um dos eventos mais populares do calendário da ISF, abrindo as portas para novos talentos de países distantes.
Serão 215 atletas de 28 países e cinco continentes: Andorra, Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, República Checa, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Montenegro, Holanda, Noruega, Peru, Polónia, Portugal, Sérvia, Espanha, Eslovénia, Eslováquia, Suíça, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.
Ao todo, 75 medalhas estão em disputa, além de títulos individuais, combinados e por equipes. Os atletas são divididos em quatro categorias de acordo com a idade: Juvenil A (15-16), Juvenil B (17-18), Juvenil C (19-20) e Sub-23 (21-23).
Serão realizados três eventos em duas disciplinas:
- VERTICAL
- SKY para as categorias Juvenil A e B
- SKY para as categorias Juvenil C e Sub-23
O quilômetro vertical dará o início do evento
O fim de semana começará na sexta-feira, 28 de junho, com a VERTICAL no KM Vertical de Vrsuta. O percurso é um clássico de 5 km com 1.000 m de subida vertical, um Quilômetro® Vertical perfeito, com partida em Sutomore, cidade próxima a Bar.
Depois de um dia de descanso, no domingo, 30 de junho, ele se concentrará na disciplina SKY com duas distâncias de acordo com a idade. As categorias Junior A e B correrão em um percurso mais curto, 12 km com 800 m de subida vertical, enquanto os corredores mais velhos enfrentarão a Rumija SkyRace® completa – 21 km com 1.600 m de subida vertical. O cume de Rumija está a uma altitude de 1.580 m, oferecendo aos corredores vistas deslumbrantes do mar à esquerda e do Lago Skadarsko à direita.
As gêmeas japonesas Yuna e Rina Ogake, que completarão 15 anos em novembro, são as corredoras mais jovens, prontas para testar suas forças com atletas mais velhos e experientes que retornam ao desafio: as japonesas Riko Obata e Karen Kobayashi; da Noruega – Ingeborg Syntnes e Trym Dalset; da Polônia – Patrycja Stanek; da Espanha – Biel Sagues, Uma Plans, Gabriela Lasalle, Ïu Net Puig e Lluis Puigvert; da Suécia – Meija Petersson; do Reino Unido – Charlie Allmond, Rosie Woodhams e Chloe Rylance.
Com apenas dezessete anos, a norueguesa Ingeborg Syntnes retorna pela terceira vez após conquistar cinco medalhas de ouro e uma de prata nos Campeonatos de 2022 e 2023. “Espero um grande evento com muitos competidores de todo o mundo. Espero colinas muito íngremes e ótimos passeios em belos cenários. Minha carga de treinamento é alta para almejar o máximo desempenho neste Campeonato Mundial. Claro, espero mais medalhas…!”
“Significa muito competir contra os melhores da minha categoria etária e é ótimo ver o esporte crescendo com mais atletas e fazer parte disso.”
Outro colecionador de medalhas é o espanhol Ïu Net, que também tem cinco medalhas de ouro e uma de prata nos dois últimos Campeonatos. “Acho que é um objetivo muito importante para muitos jovens do nosso esporte. No final, é o lugar para se medir contra os melhores da sua categoria.”
“Sem dúvida sou muito competitivo e embora em Espanha tenhamos a sorte de ter um alto nível nacional, competir com outros países e também com os melhores nas outras categorias é uma vantagem adicional.”
Ryan Kerrigan, da US Skyrunning, participa do Campeonato Mundial Júnior de Skyrunning desde 2017. “Estou animado com a equipe juvenil dos EUA deste ano. Os atletas variam das Montanhas Verdes de Vermont às Montanhas Chugach do Alasca. Houve uma mudança no nível de experiência dos paraquedistas juniores nos EUA Anteriormente, estávamos procurando mais corredores e esquiadores de pista e cross-country e tentando convertê-los em skyrunning. A equipa deste ano é composta por autênticas ‘cabras da montanha’ que vivem e respiram skyrunning ao pequeno-almoço, almoço e jantar”, disse.
“É emocionante saber que tantos atletas juniores dos EUA se veem como skyrunners de coração, e este fim de semana em Montenegro é sua chance de brilhar no cenário internacional e formar relacionamentos duradouros com atletas igualmente dedicados de todo o mundo.”
Sob o comando do técnico @genir_ze e dos capitães @mariisantoss_6 e @iago_trail27 , a seleção brasileira juvenil de skyrunning partiu ontem rumo a Montenegro 🇲🇪🔥🔥🔥
🇧🇷🌟 16 skyrunners brasileiros disputarão no Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning acontecerá de 28 a 30 de junho
🏆🥇🥈🥉
TIME BRASIL👇
Genir Rodrigues dos Santos (SC) TÉCNICO
Alice Kato de Almeida YC (MG)
Beatriz Warken U23 (SC)
Bendom Lucas Ferreira Viana YB (MG)
Bruno Bulle Costa Esteves U23 (RJ)
Elis Juliana Simao Joao YA (MG)
Iago Ferreira Correia U23 (MG) CAPITÃO
Jhemes Costa Santos Junior YB (ES)
João Mendes Muniz YB (RJ)
Kauã Nilton Valim Pires YA (ES)
Mariana Aparecida dos Santos YC (SC) CAPITÃ
Matheus Bastos Carvalho Lamego YA (MG)
Micaela Thordsmidt de Carvalho YB (SP)
Pedro Teles Melo YB (MG)
Raphaela Falcão de Oiveira YA (ES)
Thacyan da Silva Pelegrini U23 (MG)
Thais Alves Fonseca U23 (MG)