Um recorde de 41 países para o Campeonato Mundial de Skyrunning de 2024 na Espanha
Medalhistas mundiais e superestrelas do skyrunning de todo o mundo se alinharão para o Campeonato Mundial de Skyrunning de 2024 no Desafío Urbión em Soria, Espanha, de 6 a 8 de setembro de 2024. Prometendo ser o maior da história do skyrunning, um recorde de 310 atletas de 41 países participarão das disciplinas VERTICAL, SKY e SKYULTRA.
Títulos mundiais e 27 medalhas estão em jogo para Individuais e Equipes Oficiais, juntamente com um título Combinado baseado nos melhores resultados das corridas VERTICAL e SKY.
O Brasil estará na sua quarta participação no Campeonato Mundial de Skyrunning. Confira abaixo a lista com os atletas presentes.
Vertical
Cesar Xavier
Leandro Antônio Gomes de Souza
Karina Generoso Ribeiro
Linabel Iramaia
Maria Clara Hillmann
Rafael Moreira
Sky
Elizete Aparecida Mol
Leandro Antônio Gomes de Souza
Linabel Iramaia
Maria Clara Hillmann
Rafael Moreira
Sandro Alberto Arcanjo
Ultra
Ivania Rambo
Wilton Nascimento
Felipe Costa
Izabela Tiago Germano
Jasieli Tagliari
Os eventos começam na quinta-feira, 5 de setembro, onde um desfile das seleções nacionais carregará orgulhosamente as bandeiras de seus países, seguido por:
- Sexta-feira, 6 de setembro – VERTICAL – VK Los Neveros – Ágreda: 8 km de extensão com 1.050m de subida vertical
- Sábado, 7 de setembro – SKYULTRA – Desafío Urbión SkyUltra: 70 km de extensão com 4.350m de subida vertical
- Domingo, 8 de setembro – SKY – La Desafío Urbión: 37 km de extensão com 2.540m de subida vertical
A escalação repleta de estrelas conta com nada menos que 46 medalhistas de campeonatos anteriores da ISF:
- Cristian Minoggio (ITA) – Campeão Mundial e Europeu SKYULTRA 2022
- Joseph DeMoor (EUA) – Campeão Mundial de VERTICAL 2022
- Ruy Ueda (JPN) – Campeão Mundial VERTICAL e COMBINADO 2020
- Martin Nilsson (SWE) – Campeão Mundial do SkySnow Classic 2024
- Naiara Irigoyen (ESP) – Campeã Europeia de VERTICAL 2023
- Lorenzo Beltrami (ITA) – Campeão Europeu SKY 2023
- Gemma Arenas (ESP) – Campeã Europeia SKYULTRA 2023
- Karina Carsolio (MEX) – Campeã SKY da América do Norte e Central de 2023
- Jhosep Mamani (PER) – Campeão Sul-Americano de VERTICAL 2023
- Sandro Arcanjo (BRA) – Campeão Sul-Americano SKY 2023
- Emerson Trujillo (PER) – Campeão Sul-Americano SKYULTRA 2023
- Ivania Rambo (BRA) – Campeã Sul-Americana SKYULTRA 2023
Karina Carsolio, do México, campeã da SKY da América do Norte e Central de 2023 e vencedora conjunta de 2023 da Monte Rosa SkyMarathon, a corrida mais alta da Europa, comentou: “Não sei o que esperar desses Campeonatos Mundiais ou como vou me sair nas partes executáveis, pois não sou tão rápido nessas seções, mas estou muito animado por estar lá e compartilhar minha paixão pelas montanhas com outros atletas.
“Espero me recuperar bem depois de Kima, pois sinto que estou no momento certo da minha carreira para buscar um pódio. O que eu gosto neste esporte é que cada dia é diferente, e tudo pode acontecer, então vou dar o meu melhor e ver o que acontece!”
O americano Joseph DeMoor, campeão mundial de VERTICAL de 2022 Provavelmente terei um pouco mais de meta este ano, o que me deu motivação extra. Estou muito animado com a equipe geral que os EUA têm este ano – vou me esforçar o máximo possível por todos eles.”, afirmou: “
A espanhola Gemma Arenas, campeã europeia da SKYULTRA em 2023, está mirando alto. “Este ano é uma motivação dupla, pois os campeonatos mundiais estão aqui no meu país. Treinei muito para estar o mais preparado possível para enfrentar os 72km com 4.500m de vertical do SkyUltra. Vou lutar por isso e se conseguir o ouro, seria inacreditável!”
Os organizadores do local anfitrião no centro da Espanha comentaram: “Em nome da equipe Desafío Urbión, estamos orgulhosos de sediar o Campeonato Mundial de Skyrunning em nossa décima edição. Trabalhámos arduamente para acolher este evento de grande calibre internacional e para colocar o nome de Soria no mapa mundial do skyrunning.
“Mantendo nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, o evento recebeu o prestigioso certificado GREEN LABEL e também representa uma importante injeção econômica para nossa província e os municípios anfitriões – bem como uma poderosa ferramenta para promover o esporte na região.
“A Sierra de Urbión, um dos espaços naturais mais selvagens e bonitos da orografia espanhola, sem dúvida deixará esses atletas de classe mundial com imagens inesquecíveis.”
Quarenta e um países dos cinco continentes participarão:
Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, França, Alemanha, Guatemala, Honduras, Hong Kong (China), Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Montenegro, Marrocos, Holanda, Nova Zelândia, Macedônia do Norte, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido, Estados Unidos e Venezuela.Itália, Espanha e Japão conquistaram as medalhas no último Campeonato Mundial no Piemonte, Itália, em 2022. A contagem regressiva já começou para o Campeonato Mundial de Skyrunning de 2024, onde os skyrunners de todo o mundo se reunirão para celebrar sua paixão por este esporte único. A batalha começou!
A FEDME, Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Membro da ISF para Espanha, sancionará os eventos e supervisioná-los-á com os seus árbitros.
Seguindo o protocolo da ISF, os testes antidoping da WADA serão realizados no Campeonato.Concomitante com o Campeonato Mundial de Skyrunning, a Assembleia Geral Anual da ISF será realizada no local em 5 de setembro.
O presidente da ISF e fundador do skyrunning, Marino Giacometti, comentou: “Depois de realizar muitos eventos importantes na Espanha, estamos ansiosos por este terceiro Campeonato Mundial aqui, onde um número recorde de países dos cinco continentes participará. Desejando a todos, como sempre, menos nuvem. Mais céu!”
Transmissão AO VIVO: Evasión TV (@evasiontv.es) • Fotos e vídeos do Instagram
Transmissão AO VIVO Streaming: Desafío Urbión 2024 | Covaleda – Soria (desafiourbion.com)Lista completa de participantes
Mais informações
Site
do evento Site da FEDME com informações do evento