WTR – Nova Lima
A WTR saiu na frente no mercado mineiro central, Belo Horizonte e região metropolitana, pela primeira vez, sediou um evento de Trail Running com uma prova de reconhecimento nacional e com uma das melhores estruturas organizacionais do Brasil.
Nós sabemos o quanto é difícil conseguir todas autorizações para se fazer um evento com percurso condizente ao mar de montanhas que temos no entorno de Belo Horizonte e, por isso, devemos parabenizar muito a coragem e competência de todos envolvidos para que a WTR – Nova Lima se tornasse uma realidade para toda a região.
O local para a arena foi a praça quatro elementos na região do “Jardim Canadá” em Nova Lima, local com ampla área para receber atletas e público em geral, o evento utilizou somente 1/4 do grande espaço da praça, o que mostra potencial para receber milhares de atletas nos próximos anos. A estrutura foi suficiente para os cerca de 600 atletas inscritos na prova, um número muito expressivo, tendo em vista que em virtude da demora de conseguir as autorizações, as inscrições e informações foram tardias.
Os 3 percursos foram bem pensados, mesmo sendo o “Plano C”, agradou a grande maioria dos atletas, foram disponibilizados os 9km, 19km e 28km. Os pontos de controle e abastecimento foram suficientes e a marcação e staffs estavam de parabéns, tudo isso de acordo com relatos dos próprios atletas. O visual da Serra do Curral é fantástico, muita montanha e da pra ver a cidade de Contagem bem amplo, o que agradou muito os corredores.
Na prova curta tivemos a vitória de Jorge Montenegro com 37min. que após sua vitória salientou:
Percurso rápido demais, muito sobe e desce, cascalho… em Minas tem muita subida.”
No feminino a campeã foi a atleta, Sandra Martins que fechou a prova em 48min.
Já nos 19km a briga foi intensa desde a largada com destaque para o grande campeão da prova, o já multi-campeão WTR, Eduardo Cavalo com 1h25min. e mandou a real:
Prova muito técnica, uns trechos mais rápidos e outros travados, com descidas e subidas, tinha de saber dosar. Mas consegui manter um ritmo bom e me distanciar do segundo colocado, valeu a pena vir para cá e ser campeão.”
No feminino a atleta, Bianca Ferreira da Silva venceu os 19km com 1h47min.
Já na prova longa de 28km a atleta carioca, Rosália de Camargo, venceu a prova com 2h56min e disse:
Fiz a estratégia certa, segurei no começo e marcha no final. No início foi mais travado comecei mais devagar, mas foi uma prova muito boa e valeu demais Nova Lima, prova mais linda que já fiz.”
No masculino, o campeão foi o atleta, Gilberto Júnior com 2h29min.
Entre os mineiros que elogiaram a organização da prova e o percurso está Gustavo Henrique Duarte Silva, de Pará de Minas, que ficou em segundo lugar na Long 28 km.
Quero parabenizar a WTR. Prova impecável, marcação perfeita, pontos de apoio exatamente da forma como foi divulgado. WTR seja bem-vinda à Minas Gerais. Valeu demais!”
Entre as novidades, a Vale, uma das patrocinadoras, responsável pela gestão de resíduos da etapa, trouxe também para a WTR Nova Lima o projeto “Me Leva Pra Casa” e levou cinco cachorros para adoção. Além disso, realizaram a distribuição de mudas de bromélias para todos os presentes na Arena. Outra parceira foi a Heineken 0.0, que assinou o bar da etapa e distribuiu cerveja zero álcool para os atletas no pós-prova. Outra marca que entrou no pool de parceiras na WTR Nova Lima, foi a Jasper, loja multimarcas especializada no universo da montanha. A retirada de kits na quinta e sexta-feira foi realizada na loja no Shopping Serena Mall e eles estiveram na Arena neste sábado vendendo os tênis da On (patrocinadora há anos da WTR).
Próxima parada é na mais tradicional prova da marca, a WTR – Arraial do Cabo (22/06) e é claro que estaremos por lá para trazer tudo para vocês em primeira mão.