
Kiprotich e Florea conquistam a Québec Mega Trail em um emocionante duelo da GTWS
Samwel Kiprotich (Salomon) e Madalina Florea (Scott) conquistaram a vitória na estreia da Golden Trail World Series (GTWS) no Canadá, durante a Québec Mega Trail. A dupla apresentou atuações de destaque, combinando velocidade e resistência para vencer a terceira etapa da temporada, disputada em um exigente percurso de 28,7 quilômetros com 1.397 metros de ganho de elevação. O trajeto reuniu duas subidas técnicas ao Mont-Sainte-Anne, descidas íngremes pela estação de esqui e trilhas rápidas de singletrack repletas de raízes. O resultado foi uma das corridas mais emocionantes e equilibradas dos últimos anos, especialmente na prova masculina, em que os seis primeiros colocados cruzaram a linha de chegada separados por apenas 48 segundos.
KIPROTICH LEVA A MELHOR EM UMA EMOCIONANTE DISPUTA PELA VITÓRIA
A corrida começou em ritmo fortíssimo. O primeiro terço do percurso concentrava praticamente todo o ganho de elevação, com duas subidas e duas descidas nas encostas do Mont-Sainte-Anne. A primeira subida, um brutal trecho de 2,4 quilômetros com inclinação média de 21%, rapidamente reduziu o pelotão a um grupo de líderes formado por Adam Sjolund (Ponderosa Pilates), Elhousine Elazzaoui (NNormal), Philemon Kiriago (Run2gether on Trail) e Timothy Kibett (Salomon). Logo atrás apareciam Samwel Kiprotich, apenas 12 segundos atrás, e Taylor Stack (Brooks), 25 segundos depois.

Kiriago foi o grande destaque nos segmentos de bonificação. O queniano registrou o melhor tempo no segmento de subida (20min11s), garantindo 10 valiosos pontos de bônus na classificação geral. Ele também foi o mais rápido entre os ponteiros no segmento de descida, um trecho de 1,9 quilômetro com inclinação média de -15,8%.
No entanto, o melhor tempo absoluto mais uma vez pertenceu a Bogdan Damian (Kailas Fuga), que marcou 4min58s, terminando 2,8 segundos à frente de Anders Kjaerevik (VJ Shoes/Saysky). O romeno manteve seu domínio nessa disciplina, vencendo os três segmentos de descida disputados até agora na temporada: Zegama-Aizkorri, Ledro Sky Trentino e Québec Mega Trail.
Com as duas principais subidas concluídas, a corrida entrou em um ritmo ainda mais intenso nas encostas norte do Mont-Sainte-Anne, percorrendo trilhas rápidas e técnicas em meio à floresta. À medida que os quilômetros passavam, o grupo da frente permaneceu compacto até alcançar o posto de abastecimento de l’Auberge du Fondeur, cerca de oito quilômetros antes da chegada, quando enfrentou o segmento de sprint, um trecho de 2,3 quilômetros com inclinação média de -3,8%.
Mais uma vez, Kiriago foi o mais rápido, registrando o tempo de 6min29s e conquistando mais 10 pontos de bônus. A disputa pela vitória ficou completamente aberta para o trecho decisivo final, com vários atletas ainda brigando diretamente pela primeira colocação.

No fim, foi Samwel Kiprotich quem conquistou a vitória, cruzando a linha de chegada em 2h08min19s após uma atuação construída com consistência e paciência tática. O atleta da Salomon fez seu movimento decisivo no exigente trecho técnico final, ao longo dos rios Sainte-Anne-du-Nord e Jean-Larose, uma seção que incluía duas travessias de rio e que acabou sendo determinante para o resultado.
Philemon Kiriago terminou em segundo lugar, apenas cinco segundos atrás, enquanto Nashon Kiplimo completou o pódio, outros 13 segundos depois, após uma segunda metade de prova extremamente disputada.
“Estou feliz. Claro que não foi fácil. Não queria gastar muita energia acompanhando os líderes porque sabia que precisava estar forte no final. Nos últimos dez minutos acelerei ao máximo e consegui a vitória”, disse Kiprotich após o triunfo.
Logo atrás, Elhousine Elazzaoui terminou na quarta colocação, 31 segundos atrás do vencedor, mas manteve a liderança da classificação geral da série com 600 pontos, graças às vitórias em Zegama-Aizkorri e Ledro Sky Trentino. Kiriago subiu para a segunda posição na classificação com 424 pontos, enquanto Damian ocupa o terceiro lugar com 377 pontos.
FLOREA ASSUME O CONTROLE COM UMA VITÓRIA DOMINANTE EM QUEBEC
Caroline Kimutai (Salomon) voltou a apostar em um início explosivo, exatamente como havia feito na vitória conquistada em Ledro Sky Trentino. A queniana registrou o melhor tempo no segmento de subida (22min41s), mas desta vez não conseguiu se desvencilhar de Madalina Florea (Scott), que permaneceu próxima durante toda a ascensão e alcançou o topo do Mont-Sainte-Anne apenas 14 segundos atrás.
Com pouco menos de três quilômetros de prova, a disputa já parecia reduzida a um duelo entre duas atletas. Atrás delas, Marie Nivet (Nike ACG) estava mais de dois minutos e meio atrás, enquanto Meggy Bourassa, Barbora Bukovjan (Salomon), Sydney Petersen (Brooks), Sarah Carter (Topo Athletic) e Lyndsay Webster já acumulavam mais de três minutos de desvantagem.
Florea eliminou a diferença no segmento de descida, onde registrou o melhor tempo do dia com 5min35s. As duas líderes enfrentaram lado a lado a segunda subida ao Mont-Sainte-Anne, mas a romena encontrou um ritmo ainda mais forte na segunda descida e no trecho rápido seguinte em direção ao l’Auberge du Fondeur, abrindo uma vantagem que acabaria sendo decisiva.
O segmento de sprint também ficou com Florea, graças ao tempo de 7min06s. Foi nesse trecho que ela ampliou sua vantagem para mais de dois minutos sobre Kimutai, que começou a sentir os efeitos do forte ritmo inicial e perdeu cerca de um minuto e meio apenas nessa seção. Enquanto isso, a francesa Marie Nivet fez uma corrida muito consistente, avançando gradualmente no pelotão antes de ultrapassar Kimutai nos quilômetros finais para conquistar o melhor resultado de sua carreira na Golden Trail World Series desde que ingressou no circuito, em 2025.

Vice-campeã em Ledro Sky Trentino, Florea foi um passo além desta vez e conquistou uma vitória dominante em 2h27min12s. A romena cruzou a linha de chegada mais de sete minutos à frente de Nivet, enquanto Kimutai completou o pódio outros dois minutos depois. Apenas 90 segundos mais tarde chegou Barbora Bukovjan, que igualou seu melhor resultado na história da GTWS com um sólido quarto lugar. Lyndsay Webster fechou o top 5 como a canadense mais bem colocada da prova.
“Foi um dia muito bom para mim. Quero agradecer aos organizadores e a todos os espectadores ao longo do percurso, eles me deram asas. Vencer o título geral da Golden Trail World Series é um sonho que tenho há muitos anos; agora é hora de aproveitar cada corrida”, disse Florea após a vitória.
Com o triunfo, a atleta da Scott assumiu a liderança da classificação geral com 442 pontos, à frente de Kimutai, que soma 408, e de Nivet, com 344 pontos.
Na classificação por equipes, a Salomon conquistou a vitória graças ao triunfo de Samwel Kiprotich na prova masculina, ao terceiro lugar de Nashon Kiplimo, ao pódio de Caroline Kimutai e à quarta colocação de Barbora Bukovjan.
PRÓXIMA PARADA: PITZ ALPINE GLACIER TRAIL
A quarta etapa da Golden Trail World Series levará o circuito de volta à Áustria para a Salomon Pitz Alpine Glacier Trail, prova que passou a integrar a série em 2025. Seu espetacular percurso de 23,5 quilômetros, com 1.700 metros de ganho de elevação, voltará a testar a versatilidade dos melhores corredores de trail do mundo, combinando trilhas alpinas rápidas com exigentes subidas em alta montanha e descidas altamente técnicas.
O percurso inclui uma longa subida até o cume do Grubenkopf, ultrapassando os 2.800 metros de altitude, antes de enfrentar uma desafiadora descida ao redor do Rifflsee, o lago de montanha situado na maior altitude da Áustria. O trajeto em formato circular passa diversas vezes pela área de chegada, ajudando a consolidar Mandarfen como um dos principais destinos de trail running do Tirol.
Além das disputas, o evento destaca a beleza do Vale de Pitztal, um dos principais destinos para esportes ao ar livre, com mais de 380 quilômetros de trilhas e uma ampla variedade de atividades, desde rotas de mountain bike até vias ferratas, no coração dos Alpes Austríacos.

