Um Bom Planejamento Faz A Diferença Na Hora De Programar
OS TREINOS E, PRINCIPALMENTE, NOS RESULTADOS DAS PROVAS. isciplina. É o que COMO MONTAR o atleta deve ter “SUPERANDO O CALENDÁRIO para cumprir seus objetivos. Essa BARREIRAS ANTES É claro que não existe uma disciplina fica um tanto mais receita pronta. É preciso levar atenuada quando se sabe INTRANSPONÍVEIS, em conta o condicionamento aonde quer chegar. É isso físico do atleta, se é amador o que pode ser definido ao O ALUNO SE TORNA ou profissional, e, também, a montar um calendário de sua condição financeira. Hoje, provas a serem feitas no ano. a oferta de provas é imensa, A partir disso, os treinamentos MAIS CONFIANTE EM por todo o país e no exterior tornam-se mais específicos também. Basta saber escolher.
e a evolução pode ser mais RELAÇÃO ÀS SUAS rápida. Além de diminuir o “Se a pessoa tem boas risco de lesões dos atletas. ATITUDES NÃO SÓ condições financeiras, sugiro que faça, no mínimo, uma Fazer esse planejamento é NA CORRIDA, MAS prova a cada semestre em essencial para o corredor cidades diferentes, pois sentir-se mais motivado nos TAMBÉM NA VIDA” conhecerá outros ambientes, seus treinos. Para o Diretor culturas e pessoas, aliando Técnico da Equipe de Corrida a prática esportiva com Cia dos Cavalos, Cleimar diversão”, explica Tomazelli.
Rodrigo Tomazelli, “treinar Mas ele alerta quem está apenas por treinar acaba Toda a motivação e a começando a correr. É preciso ficando monótono e a pessoa dedicação decorrentes desse ter calma. “Programe uma acaba se desmotivando com planejamento trazem também prova para daqui a três meses o tempo, o que pode facilitar um aumento da autoestima. como objetivo e, após superar que pare de treinar”. Ter esse “Superando barreiras antes o primeiro desafio, programe objetivo aumenta a vontade intransponíveis, o aluno se outro, um pouquinho mais de treinar, melhora a interação torna mais confiante em difícil. Isso ajudará a treinar com os colegas da equipe, relação às suas atitudes não com cada vez mais dedicação pois poderão planejar e fazer só na corrida, mas também na e, consequentemente, evoluirá provas juntos. vida”, afirma o diretor técnico. mais rápido”, completa.
Os intermediários e avançados precisam atentar também no Para quem está vindo da treinamento, para que este corrida de rua para a corrida Luiz Mazzotini / Atleta Decio Ribeiro Santos Jr. não seja prejudicado. Deve ser de montanha, é ideal vivenciar algo bem pensado, talvez uma essa experiência com outras ou duas por mês, dependendo pessoas, numa competição das distâncias escolhidas. de revezamento, por exemplo.
“O contato com os colegas Os atletas devem tomar de equipe ajudará o atleta a cuidado com o intervalo perder o medo e perceber que entre uma prova e outra. Nas a montanha não é aquele bicho distâncias acima de 30km, o de sete cabeças que ele tinha ideal é que haja espaço de em mente. Muito pelo contrário, tempo de quatro meses entre a natureza da montanha será elas. Assim, pode ser feita sempre sua aliada e servirá uma boa preparação. como combustível para ser mais um apaixonado por esse Já no caso dos profissionais, tipo de prova”, explica.
Cleimar trabalha com duas possibilidades. A mais indicada é a que prioriza a preparação do atleta, mesmo assim é a menos utilizada. “Ela tem um ciclo de preparação de três meses de treinamentos escalonados, seguido de três meses de competições aliadas a manutenção do treinamento e, ao fim desses três meses de competições, dez dias de férias das corridas, começando um novo ciclo”, explica.
Porém, o atleta profissional vive das corridas e a grande maioria não possui patrocínio e, por isso, participa de muitas competições para conseguir manter-se financeiramente. Assim, a opção de planejamento citada anteriormente não funciona. Os treinos são intensos até no meio da semana, os dois dias pré-competição seguem com treinos leves. Tomazelli conta que ainda existe o caso dos viciados em competição.
Estes correm mais de uma prova num único fim de semana. Mas o preço pode ser caro, pois o copo precisa de um tempo de descanso e um preparo adequado. Arquivo Pessoal da Atleta Sibilia Antoniazzi AS PROVAS Tomazelli, “numa preparação para uma maratona, por Na hora de um atleta exemplo, sugiro que realize profissional montar seu duas meias maratonas, 60 dias calendário, ele vai dar e 30 dias, antes da prova-alvo, prioridade às provas com pois já estará na programação maior premiação em do treinamento e servirá como dinheiro, as que possui maior prova teste para avaliarmos chances de ganhar, pois a como está a condição corrida é o seu trabalho. competitiva do atleta”.
Já o amador leva em O importante é saber dar o consideração suas intervalo correto entre uma preferências pessoais, a prova e outra. No caso de diversão, as distâncias e a maratonas, o indicado é dar um diversidade do terreno de tempo de quatro a seis meses cada prova. Nesse caso, entre uma e outra. Para as o planejamento pode ser provas menores, esse intervalo feito junto como técnico pode ser de 15 a 30 dias. Mas, que saberá avaliar as reais se for uma ultramaratona, o condições do seu aluno para ideal é uma por ano.
