Revista Trail Running

Internacionais

Kipngeno e Groeber vencem o Myoko Trail, e Kiriago assume a liderança do Golden Trail World Series

Na estreia do Japão no circuito, o queniano manteve a invencibilidade no país e a alemã conquistou sua primeira vitória na série. A uma semana da Grande Muralha da China, a disputa masculina mudou de dono.

Valmir Lana · 20 de setembro de 2026 · 5 min de leitura
GTWS

A estreia do Myoko Trail no Golden Trail World Series (GTWS), neste fim de semana, no Japão, confirmou o queniano Patrick Kipngeno (Run2Gether On Trail) como o nome a ser batido no país: ele venceu as três provas que o circuito já realizou em território japonês. No feminino, a alemã Hanna Groeber (IRCZRH), atual campeã europeia de subida e descida, conquistou a primeira vitória da carreira na série.

O percurso tinha 24 km e quase 2.000 m de desnível positivo, com duas grandes subidas e duas descidas na cordilheira de Myoko, uma das regiões alpinas mais conhecidas do Japão. A largada foi na estação de esqui de Suginohara, a cerca de 800 m de altitude.

Kipngeno vence de virada; Kiriago assume a ponta

Logo após a largada, os atletas encararam mais de 1.000 m de subida em apenas 5 km. Kipngeno, campeão mundial do Quilômetro Vertical, puxou o grupo da frente ao lado de Michael Selelo (Run2Gether On Trail), Timothy Kibett (Salomon), Philemon Kiriago (Run2Gether On Trail) e Brayan Rodríguez, separados por poucos segundos.

Kibett assumiu o controle na longa descida até a primeira passagem pela área de chegada. Ali ficava o segmento de descida, um trecho de 1 km com inclinação média de 18%, vencido por Anders Kjaerevic (VJ Shoes/Saysky) em 2min45, o que lhe valeu 10 pontos de bônus na classificação geral.

Na segunda volta, com quase mais um quilômetro vertical de subida, Kibett chegou ao km 12 com um minuto de vantagem sobre Kipngeno e Selelo. Kiriago passou dois minutos atrás, mas venceu o segmento de velocidade (1 km a 2,6% de inclinação, em 2min58) e somou outros 10 pontos importantes na briga pelo título.

O ritmo forte do início, porém, cobrou seu preço. Kipngeno administrou o esforço, venceu o segmento de subida (pouco mais de 1 km a 17,7%, em 10min24) e foi reduzindo a diferença. Kibett ainda chegou ao segundo cume, no km 19,5, com 46 segundos de vantagem, mas precisou parar para recuperar uma garrafa que deixou cair na descida e, minutos depois, sentou à beira da trilha. Foi dali que viu Kipngeno passar rumo à vitória.

O queniano cruzou a linha em 2h07min12. Kiriago, depois de uma ótima recuperação, terminou em segundo, a 1min25, e Selelo completou o pódio, a 1min53. Assim como em Sierre-Zinal, o pódio masculino foi todo da equipe Run2Gether On Trail.

"Eu sabia que ia correr contra atletas muito fortes, então vim bem preparado", disse Kipngeno, que não quis acompanhar o ritmo de Kibett: "Eu tinha a minha estratégia e sabia que não queria correr naquele ritmo. Corri a minha prova." Sobre a próxima etapa, na Grande Muralha da China, onde também venceu em 2025, ele afirmou que a prioridade agora é recuperar.

O resultado mexeu na classificação geral. Com a ausência do líder Elhousine Elazzaoui (NNormal), Philemon Kiriago chegou à sua quarta prova pontuável e assumiu a primeira posição. Como só os quatro melhores resultados de cada atleta contam antes da Grande Final, Kiriago soma 860 pontos, contra 824 de Elazzaoui. A disputa segue aberta: na China, Kiriago ainda pode melhorar um de seus resultados ou somar pontos nos segmentos de bônus.


Groeber lidera de ponta a ponta

A prova feminina teve uma protagonista desde o início. Hanna Groeber tomou a frente logo na largada e passou pelo km 3, no meio da primeira subida, com Ruth Gitonga (Run2Gether On Trail) logo atrás. Barbora Bukovjan (Salomon), Marie Nivet (Nike ACG), Estel Roig (Scott) e María Fuentes (Kailas Fuga) vinham a menos de um minuto.

Na descida, com vista para o lago Nojiri, a alemã abriu vantagem: no km 8 já estava 1min08 à frente de Gitonga e 2min50 à frente de Bukovjan. Groeber também venceu o segmento de descida, em 3min27, e chegou à primeira passagem pela área de chegada com dois minutos de folga.

A francesa Marie Nivet, que costuma crescer ao longo da prova, como já havia mostrado no Québec Mega Trail, venceu os segmentos de velocidade (3min42) e de subida (12min42) e passou Bukovjan e Gitonga, que terminou fora do pódio.

Groeber cruzou a linha em 2h30min19 e garantiu a primeira vitória no GTWS. Nivet foi a segunda, a 2min48, e Bukovjan completou o pódio, a 3min34. "Meu objetivo era estar entre as três ou cinco primeiras no primeiro cume", contou a alemã. "O título europeu me deu confiança para correr a minha prova. Quando cheguei ao segundo cume na liderança, pensei que a vitória poderia ser minha."

Na classificação geral feminina, Madalina Florea (Scott), ausente no Japão, segue na liderança com 872 pontos. Ruth Gitonga subiu para o segundo lugar, com 698, e Barbora Bukovjan é a terceira, com 696. Por equipes, a vitória foi da Salomon, com Kibett e Joey Hadorn em quarto e quinto no masculino e Bukovjan e Silvia Schwaiger em terceiro e sexto no feminino.

Próxima parada: a Grande Muralha da China

Quase sem tempo para recuperação, o circuito segue para a China, na última etapa da temporada regular antes da Grande Final no Muju Trail, na Coreia do Sul, em outubro.

A Jinshanling Great Wall Trail Race é a única prova do circuito disputada sobre uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O percurso tem 23 km e 1.600 m de desnível positivo: a primeira parte passa pelas escadarias antigas e técnicas da Muralha, e a segunda tem subidas e descidas íngremes em terreno arenoso. A prova terá transmissão ao vivo pelas plataformas da Warner Bros. Discovery Sports (HBO Max e Eurosport).

Com informações da assessoria do Golden Trail World Series.

Mais em Internacionais